quinta-feira, 5 de abril de 2012

A emancipação política de Frei Paulo


No dia 23 de outubro de 1920. Mizinha, minha saudosa avó já era uma mocinha. Por volta das 5 horas da manhã, ela acordou , naquela manhã histórica, ouvindo uma salva de morteiros. A fumaça dos disparos se misturava à neblina. Era um dia tão especial que dava para sentir nos olhares, o orgulho e a sensação de feliz cidadania contagiava todos. Os transeuntes da Vila São Paulo deixaram de lados seus trajes simples do cotidiano, calças de cutin e as botinas de couro conhecidas por roló, para usar suas melhores vestes, afinal o dia era especial e de festa cívica. Essa foi a data que a União Lira Paulistana mais tocou seus lindos dobrados. Comerciantes, industriais, pecuaristas da região vestiram-se a caráter, nos seus ternos de linho branco; e imponentes percorriam as ruas em direção à Praça do Mercado, que era a praça do coreto. Ali houve o asteamento do pavilhão nacional em frente à intendência.
Teve início então, a solenidade de comemoração da emancipação política de nossa cidade. O Dr. Gentil Tavares leu diante de todos o decreto do Governador Pereira Lobo que elevava a Vila São Paulo à categoria de cidade, tornando-se independente da Vila de Santo Antônio e Almas de Itabaiana. Em seu vibrante discurso, explicou que de agora em diante a cidade estaria independente podendo ter seu prefeito eleito com o voto soberano do povo. A alegria foi grande neste momento e os aplausos e sorrisos anunciavam uma grande batalha vencida. Após a missa, realizada às 9 horas na matriz, contando com ilustres presenças do Conselho Municipal, dos futuros membros do Poder Judiciário. O prefeito Major Tibério Teixeira foi empossado logo em seguida pelo juiz Dr. Flávio.
Houve um desfile muito bonito que percorreu as ruas da cidade, às 15 horas, em sua residência o prefeito Major, deu uma recepção na qual participaram os mais importantes segmentos empresariais da cidade e também todas as pessoas que quisessem cumprimentar o novo prefeito. A festa avançou naquela tarde inesquecível. E, em frente à prefeitura o Dr. Gentil Tavares realizou uma sessão cívica em homenagem ao Governador Pereira Lobo e ao Capitão João Tavares que recebeu o título de filho mais ilustre do novo município. Uma homenagem justa e mais que merecida, pois foi ele o maior articulista da emancipação política de nosso município. Há poucos dias houve um desfile das escolas comemorando essa data, ela é muito importante porque marca uma nova era de progresso e desenvolvimento de nossa cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário