quinta-feira, 10 de março de 2011

O adeus ao vaqueiro


Foi enterrado na manhã da última segunda-feira, 07, sob clima de comoção, na cidade de Frei Paulo, o ex-prefeito, Manoel Soares de Souza. ( de camisa amarela na foto) Que morreu aos 62 anos, ele lutava há mais de um ano contra um câncer no fígado. Natural de Itabaiana, Manoel Soares foi eleito duas vezes prefeito de Frei Paulo. Chegou na cidade e trabalhou como carteiro . Ele deixa esposa e seis filhos. Ele era casado com Mércia Dantas , filha do pecuarista Batista Felix. Quando Batista foi prefeito de Frei Paulo , Soares era o seu braço direito na prefeitura.

Em 1988 Soares se elegeu prefeito pela primeira vez, ao derrotar a professora Raquel, que tinha o apoio do então prefeito Jose Arinaldo de Oliveira; em 1992 apoiou e elegeu com o apoio do povo principalmente das camadas mais pobres do município, Jose Paulo Costa, para quatro anos depois (1996) novamente se eleger prefeito, administrando o município até 31 de dezembro de 2000. Foi na campanha de 1996 que Soares ganhou o carinhoso titulo de Prefeito Vaqueiro, por sua ligação com o mundo da pecuária e por ser o preconizador da tradicional festa do vaqueiro na cidade a época missa do vaqueiro.

Em 2000 o "Prefeito Vaqueiro disputou a reeleição, mas foi vencido nas urnas pelo médico Geraldo Nunes de Almeida. Que logo em seguida foi derrotado nas urnas.

Em 2004, voltou a disputar a prefeitura, mas foi derrotado pelo então vice-prefeito Aderbaldo Oliveira. Finalmente em 2008 Soares tentou pela terceira e ultima vez retornar a prefeitura, mas perdeu por parcos 249 votos para o atual prefeito Jose Arinaldo Filho.

Manuel Soares de Souza, o Prefeito Vaqueiro, deixa viúva Márcia Dantas Souza, seis filhos, Wladimir, Vanderson, Wagner, Vimersson, João Manuel e Zingará, e cinco netos

O clima na cidade é de consternação, amigos parentes e seguidores da sua liderança política lamentam e choram a perda da mais expressiva liderança política popular de Frei Paulo. Soares era muito querido em Frei Paulo, principalmente por aqueles mais humildes que vivem nas fazendas. Ele era muitas vezes a última salvação para aqueles que ficavam doentes e precisavam ser atendidos na capital. Atendia a quem o procurava com boa vontade, às vezes era acordado de madrugada para socorrer seus eleitores. Apesar da doença, a sua liderança continuava e seu nome sempre era lembrado como candidato natural à prefeitura do município. O governador Marcelo Déda lamentou a morte de Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário