quarta-feira, 9 de março de 2011

Neópolis o melhor carnaval de Sergipe


Não há dúvida , o carnaval mais animado de Sergipe é o de Neópolis, cidade que fica nas margens do Rio São Francisco. Do outro lado, está Penedo, famosa cidade alagoana. A tradição do Carnaval de Neópolis fica por conta do Zé Pereira, aquelas animadas orquestras de frevo que reune milhares de foliões pelas ruas da cidade. Sempre foi conhecido como um carnaval tranquilo, mas este ano a tranquilidade foi quebrada. A primeira vítima da violência veio do carnaval de Neópolis. ja no primeiro dia um adolescente foi morto a facadas. A cidade tem as caracteríticas de cidade histórica, com seus casarios e as ruinas de uma velha fábrica, compõe o cenário. Ruas estreitas e pavimentadas com pedras, dá um clima bucólico ao lugar. A cidade fica a 120 quilômetros de Aracaju, o acesso é fácil.
Neste período momesco, muitos moradores de Neópolis alugam suas casas , oportunidade de ganhar um dinheirinho extra, um aluguél pelos quatro dias de carnaval, está em torno de 2 mil reais.
Mas o grande inconveniente desta festa, é a falta de água que todos os anos acontece justamente neste periodo, quando a cidade é tomada pelos turistas. Para tomar banho, os foliões são obrigados a comprar garrafões de água mineral para se banhar. No meio da folia, e do calor do carnaval de Neópolis muitos preferem tomar banho nas águas do São Francisco. Mas não é uma prática muito recomendada, principalmente quando a pessoa ingeriu bebida alcóolica, o risco de afogamento é grande.
O Zé Pereira sai todos os dias por volta da 10 horas da manhã e a folia se estende até o fim da tarde. A noite, os foliões, já cansados do sobe e desce e do mela-mela, ainda encontram fôlego para curtir um pagode na praça, que é interligada com a orla da cidade. Neópolis fica lotado de carnavalescos com suas fantasias exóticas. Toneladas de farinha de trigo são gastas na folia além de "pó de Kisuco", este gruda nos cabelos e é muito desagradavel. Este ano não foi diferente e o carnaval de Neópolis se reafirmou como o maior de Sergipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário