quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Retaliação do Governo: deputada cobra posição do PSB


Maria Mendonça rompe com Governo e entrega cargos no Executivo
Maria Mendonça: "PSB tem que tomar posição" (Foto: Cássia Santana)

A deputada Maria Mendonça (PSB) fez um duro discurso no plenário da Assembleia Legislativa para justificar a sua posição em apoio à antecipação das eleições no Poder Legislativo Estadual, que culminou com a reeleição da deputada Angélica Guimarães, na segunda-feira, 27. Maria Mendonça anunciou rompimento oficial com o governador Marcelo Déda e revelou que orientou seus liderados, que possuem cargos de confiança no governo, a devolvê-los a Marcelo Déda.

As pessoas indicadas por Maria Mendonça têm prazo de 24 horas para limpar suas respectivas gavetas e colocar os cargos à disposição do governador, conforme anunciou a parlamentar no plenário da Assembleia Legislativa. A deputada Maria Mendonça, apesar de não participar do grupo liderado pelo senador Eduardo Amorim (PCS) – o pivô do racha na base do Governo – participará de reunião convocada pelo empresário Edvan Amorim para avaliar os efeitos da antecipação das eleições da Assembleia e debater a posição que a bancada adotará em relação ao Governo no Poder Legislativo Estadual.

A reunião acontecerá com todos os parlamentares que seguiram a orientação do PSC pela recondução, de forma antecipada, da deputada Angélica Guimarães à Presidência da Casa, e demais lideranças políticas aliada dos irmãos Amorim acontecerá na tarde desta quarta-feira, às 16h, em local não divulgado.

A deputada Maria Mendonça não antecipa, mas confirmou que cobrará posição do senador Valadares (PSB) quanto às retaliações feitas pelo Governo aos aliados dos Amorim, que elegeram, de forma antecipada, a nova mesa diretora da Assembleia Legislativa. “Vou conversar com o senador Valadares, que a liderança do nosso grupo, e o PSB tem que tomar uma posição. Não posso carregar a pecha de traidora que estão querendo me imputar”, desabafou.

Ela informou que na segunda-feira, 27, recebeu telefonema pessoal do governador Marcelo Déda pedindo para que ela não acompanhasse o grupo liderado por Angélica Guimarães para antecipar o pleito. Mas, para a parlamentar, o momento lhe soou tardio. “O governador disse que não aceitava (a antecipação) e pediu para eu escolher”, revelou. Optando pela eleição na Assembleia Legislativa, o governador teria dito a Maria Mendonça que ela seria classificada como adversária.

Maria Mendonça confessa que não acreditou na ameaça, pensando que o governador estaria reagido naquele momento por estar com “a cabeça quente”, mas reconhece que Marcelo Déda falhou, enquanto liderança política, por não ter debatido com os parlamentares o processo sucessório da mesa diretora com certa antecedência. “O governador falhou quando não usou da sua habilidade, da prerrogativa de governador, para conduzir o processo”, disse.

A retaliação a Maria Mendonça está explícita no Diário Oficial desta quarta-feira, 29, com a exoneração de Maria do Carmo Mendonça Andrade, da diretoria de Atendimento do Detran, uma irmã da parlamentar. Maria Mendonça garante que a posse da irmã dela no cargo do Detran é indicação do próprio presidente do órgão, Bosco Costa, em retribuição a favores pela dobradinha que fizeram nas eleições passadas.

Por Cássia Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário