quinta-feira, 21 de abril de 2011

PMs DIZEM QUE É LEVIANA INFORMAÇÃO SEJUC


A Secretaria de Justiça e de Defesa ao Consumidor (Sejuc), através do Departamento do Sistema Penitenciário (Desipe), informou através de nota, que a partir desta quarta-feira, 20, todas as guaritas das unidades prisionais de Sergipe estarão funcionando com agentes penitenciários. Segundo nota da Sejuc, as guaritas estavam paradas porque a Polícia Militar abandonou esses postos de serviço, que são de sua responsabilidade.

Ao tomarem conhecimento da nota, os representantes da classe militar, sargentos Edgard Menezes e Jorge Vieira da Cruz, disseram que a nota divulgada é no “mínimo leviana”.

Os sargentos afirmam que o papel da policia militar é estar nas ruas dando proteção ao cidadão e não em cima de muros de presídios e nas delegacias. “Não é papel da PM estar em cima dos muros dos presídios e nas delegacias. A PM deve estar no presídio em caso de rebelião”, explicou Vieira.

Para o sargento Edgard Menezes, “estão tentando nos responsabilizar de um equivoco cometido pela Sejuc ao longo dos anos que não procurou realizar concurso publico para aumentar o efetivo dos guardas prisionais. Não é correto atribuir responsabilidade a outra classe por um equivoco seu”, afirma Edgard.

Os PMs dizem que foi uma decisão acertada do Comando Geral, ao retirar os policiais do presídio, colocando-os nas ruas para fazer um policiamento ostensivo. “Foi uma decisão acertadissima tomada pelo comandante geral. Agora esperamos que também seja retirados os PMs que estão desviados de função, fazendo segurança para políticos”, disse Vieira.

Jorge Vieira disse esperar que a Sejuc corrija o erro para não imputar responsabilidade à policia militar e mantenha os agentes prisionais fazendo a proteção dos muros. Vieira explica que nos presídios federais, não é policia federal que faz a segurança e sim os agentes prisionais federais. “Não sei porque aqui querem que nós façamos a segurança de algo que não é nossa responsabilidade. A constituição determina que nós devemos estar nas ruas dando proteção ao cidadão, e não cuidando muro de presídios, já que é isso que determina o artigo 144, parágrafo 5º da constituição federal”, defendeu Vieira.

Veja o que diz a nota da SEJUC:

A Secretaria de Justiça e de Defesa ao Consumidor (Sejuc), através do Departamento do Sistema Penitenciário (Desipe), informa que a partir da quarta-feira, 20, todas as guaritas das unidades prisionais de Sergipe estarão funcionando com agentes penitenciários. As guaritas estavam paradas porque a Polícia Militar abandonou esses postos de serviço, que são de sua responsabilidade.

O diretor do Desipe, Manuel Lúcio Neto, explica que os agentes decidiram por livre espontânea vontade realizar esse trabalho nos seus dias de folga. Lúcio ressalta que esse era um compromisso da PM, não cumprido.

Fonte: Fax Aju

Nenhum comentário:

Postar um comentário