sexta-feira, 15 de abril de 2011

Os ruivos tem estreia domingo


A diversão dos sergipanos está garantida neste fim de semana. O espetáculo "Os Ruivos", com o ator Pedro Monteiro, o 'Adocida da Skol' será apresentado neste domingo, 17, no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, a partir das 20h.

Desde criança obrigados a conviver com apelidos como “ferrugem”, “arroto de fanta” e “cabeça de fósforo”, os ruivos aprenderam cedo o duro sentido das palavras “chacota”e “segregação”. Há pouco mais de um ano, 17 ruivos do Rio de Janeiro reuniram-se para finalmente dividirem a experiência de ter sardas e cabelos avermelhados num país de pardos, negros, brancos, índios e amarelos.

Taxados de gringos em seu próprio país, pela primeira vez eles puderam compartilhar curiosidades e histórias de vida com os seus próprios semelhantes. A identificação foi imediata: o primeiro apelido, as constantes visitas ao dermatologista, as incontáveis vezes em que foram abordados no idioma inglês.

Riso, choro, compaixão. Naquele momento, na Cobal do Humaitá, ficou nítido que havia um seleto grupo de pessoas que resguardava uma trajetória ímpar de vida. Uma minoria jamais ouvida, jamais reunida e até ali inexistente no pluriétnico mapa racial brasileiro. Para lutar contra preconceito, exclusão e o risco de extinção apontado pela ciência, o espetáculo teatral Os Ruivos lançam a plataforma ruiva de reivindicações: Por um presidente ruivo em 2010. Meia-entrada em dermatologistas. Cota ruiva nas universidades. Doe protetor solar. Porque o negócio está ruço para o ruivo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário