quinta-feira, 5 de maio de 2011

PF desarticula quadrilha dos leilões


A Polícia Federal em Sergipe deflagrou na manhã de quarta-feira, a Operação Arremate com o objetivo de dar cumprimento a 11 mandados de prisão preventiva, 05 mandados de prisão temporária e 15 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 3ª Vara da Justiça Federal em Sergipe.

A operação policial foi executada por 90 policiais federais e visa desarticular uma organização criminosa especializada em fraudar leilões judiciais e extrajudiciais, praticarem corrupção de leiloeiros, lavagem de dinheiro e sonegação fiscal. Foram presos: José Paixão, Denis Nunes, Laércio Melo, Jorge Dantas, Eduardo Henrique, Erick Anísio, Paulo Afonso, Geraldo Soares, Claudio Luiz, Ângelo Ernesto, Edroaldo de Carvalho, Geovani Souza, Álvaro Soares Nunes, Thiago Prado, Carlos Augusto e Ezequiel Oliveira.

Parte dos presos será levada para o Complexo de Operações Policiais Especiais - COPE e o restante para o Copecam, na capital.

As investigações policiais duraram cerca de 18 meses e verificaram que nesse período a organização criminosa fraudou leilões da Justiça Federal, da Justiça do Trabalho, da Justiça do Estado de Sergipe, do Banco do Estado de Sergipe, do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe, da Secretaria de Estado da Administração, da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe, dos Municípios de Pirambu/SE, Estância/SE e Lagarto/SE, entre outras instituições.

De acordo com a assessora de comunicação da PF, Mônica Horta, a polícia chegou até a quadrilha após denúncias. "Recebemos algumas informações inclusive por parte de leiloeiros sobre a ação do grupo, a partir daí as investigações foram iniciadas e meses depois a operação foi deglagrada", disse. Uma coletiva de imprensa será realizada às 15h, onde todos os detalhes da operação serão revelados.

As fraudes praticadas pela organização criminosa, somente nos leilões da Justiça Federal e Tribunal Regional do Trabalho, envolveram lotes que chegam a montante superiores R$ 35 milhões. Nos demais órgãos públicos a fraude também foi de valores consideráveis.

No início da manhã todos os mandados foram cumpridos. Entre os presos estão empresários sergipanos e leiloeiros que se beneficiavam da prática criminosa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário