segunda-feira, 14 de maio de 2012

“Meu maior patrimônio são os amigos”


Ele é genuinamente freipaulistano, um homem comedido e que ao longo de sua existência aprendeu como ninguém a cultivar amizades. Um comerciante sem avareza e muito atencioso com sua clientela. Assim é Zé Correia um homem dedicado ao trabalho e a família. Sua bodega na Praça Capitão João Tavares sempre foi um termômetro da política local. Trata homem, mulher e menino com o mesmo respeito. Ali um eclético grupo de amigos, por décadas se reúne e discute com muito bom humor, os fatos políticos locais e também estórias em torno da vida de cada um. A paixão pela política sempre esteve no sangue de Zé Correia, mas sua atuação sempre foi muito tímida, ele costuma ouvir muito mais do que falar. Talvez esta virtude seja o que atrai tantos amigos.
José Correia Dantas é filho de Joaquim Correia Dantas e Acila de Souza Dantas, seus pais eram proprietários de imóveis rurais um na Onça e outro próximo a cidade de Pinhão. Zé Correia quando jovem, era trabalhador e ajudava o pai a tocar os negócios da fazenda. Depois se casou em 1952, mas ficou viúvo e casou novamente, desse segundo casamento teve cinco filhos, outros cinco não se criaram, vindo a falecer. Assim que casou foi morar em Poço Verde, onde permaneceu por sete anos. Mas a esposa desenvolveu uma doença mental e por isso resolveu voltar a sua terra natal onde tinha o apoio da sua família e da família da esposa. Ele sempre a tratou com muito carinho. Em 1964 começou sua atividade comercial e até hoje ele mantém seu negocio, onde vende tudo do ramo de mercearia.
Zé Correia por muitos anos presidiu o diretório municipal da Arena, partido governista, mas nunca jamais foi um reacionário. Ele sempre foi um forte aliado político do prefeito João Teles da Costa, segundo ele o maior político que Frei Paulo já teve em todos os tempos, chegando a ocupar o cargo por quatro mandatos. Em 1970 assumiu como vice prefeito na gestão de João Teles. Mas sempre atuando de forma muito discreta. Da paixão pela política, lembra que por diversas vezes representou o prefeito em compromissos em outras cidades e não poupa elogios a João Teles como homem sério e dedicado a seu negócio, sendo um dos maiores pecuaristas de Frei Paulo. Segundo ele um homem muito rico e generoso. João Teles inclusive foi deputado estadual na década de 60 pela Arena.
Zé Correia disse que os tempos de hoje estão mudados, e Frei Paulo deu um grande salto na sua economia. Não se queixa de seus negócios não terem evoluído e de ter feito um grande patrimônio como supermercadista. “Estou feliz com a vida que levo, graças a Deus criei todos os filhos com meu trabalho e nunca me faltou o pão." Para esse freipaulistano, tão admirado pelos conterrâneos, seu maior patrimônio são seus amigos e cita alguns que fizeram história marcando presença quase que diariamente nas reuniões de sua bodega.
- Seu Alfredo, Artur Barbosa, João Dias, Epitácio, Zé de Marcolino, Fleory, Filinto, Dr. Rúbens, Bastos, Avelino, Justiniano entre tantos outros a maioria deles já no plano superior. Mas tem os atuais Mané de Lunga, Arnaldo do IBGE, Nilton da Energisa, Zé Tavares entre outros. Nessa roda de bate papo alegre e descontraído se conversa de tudo e o respeito sempre foi marca registrada. Zé Correia está com 80 anos e se mantém firme na sua luta. Ele é um homem que escreve uma história marcante de nossa querida Frei Paulo, sem qualquer alarde. Foram esses memoráveis homens de bem, entre outros aqui citados , com suas inteligentes e edificantes ações, que forjaram o povir de nossa terra.

Um comentário: