segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Um brega falando de amor



Poucos tiveram o privilégio que eu tive de ser amigo do cantor Adelino Nascimento. Eu gostava de recebe-lo em minha casa, ou mesmo quando ele ligava, a gente se encontrava nos bares. Era um romântico incorrigível, vivia para suas canções. E eram centenas de músicas e regravações ele orgulhosamente mostrava aos amigos os CDs com essas canções que ganhavam as paradas populares. Não precisava pagar aos locutores para tocar , os programas populares sempre tiveram vários de seus sucessos na ponta da agulha, pois inevitavelmente os ouvintes faziam questão de pedir seus bregas. E o fazem até hoje.
" Adeus Ingrata", "Toca o Telefone", "A garota proibida" , "Secretária da Beira do Caís" são augumas de sua músicas mais tocadas. Ele morreu em Aracaju, no dia 10 de março de 2008 vítimado por uma parada cárdio respiratória.
Adelino veio a Sergipe naquele ano a convite do prefeito de Japaratuba para uma apresentação, no sábado, já no domingo estava tomando umas na fazenda do prefeito , quando começou a passar mal , ainda foi socorrido e levado para o HURSE ( Hospital de Urgência de Sergipe) quando veio a falecer.
Aqui em Sergipe, o cantor tem uma imensa legião de fãs, mas poucos apareceram ao seu velório, a noticia de sua morte foi divulgada mas poucos acreditaram que era o artista mais romântico de sua geração que estava nos deixando. Fãs por aqui eram centenas, mas amigos mesmo eram poucos , entre eles Tonico Saraiva , músico e empresário que por muitos anos trabalhou com Adelino promovendo apresentações e o acompanhando com aquela sua guitarrinha chinfrin, a cara de todo brega e também aquela bateria. Tonico é multi instrumentista e um cara que por muitas vezes tirou Adelino de profundas crises de depressão.
Era um cara extremamente alegre e irreverente aprontava com os prefeitos e com todo mundo, era engraçado e nunca levou a vida muito a sério. Vivia em função de suas grandes paixões , a família de Maracaçumé no Maranhão e a propría música. Na gravadora Gema fez história com seus sucessos.
Adelino possuia uma voz maravilhosa e tinha técnica apurada para cantar, uma voz possante que aos poucos vinha sendo afetada pelo alcool que consumia em excesso. Muitos achavam o máximo aquela bebedeira e aquelas loucuras típicas de cantores consagrados, como os do Rock .
Mas os amigos mesmo, viam aquilo como preocupação. Não deu outra, sem se alimentar direto e com uma agenda exaustiva de shows Brasil afora levou o cantor a exaustão. Sem contar o abuso de drogas. Um lado lamentável de sua vida. Tonico disse que tinha fã que chorava ao ver seu estado. Às vezes como um farrapo humano. Queriam pagar tratamento para ele , mas ele não queria.
A última vez que nos encontramos , tomamos algumas cervejas no bar "Estação Verão", na Orla da Atalaia" rimos muito e cantamos várias músicas suas. Ele estava junto com o amigo Ed Valentin, que também deu pra cantor tornando-se "O PM Apaixonado" As três da manhã chuvia uma fina garôa quando ví sua figura esquálida se esgueirando pela madrugada "Thau Carlos" ele disse.
Li na internet que pouco antes de morrer, foi vítima de espancamento em Chapadinha, os marginais que fizeram isso foram parar atrás das grades. Foi uma covardia.
Estamos em fevereiro, época de carnaval, mas as paradas populares ,mesmo alguns anos após sua morte, não param de tocar seus sucessos , Adelino conquistou seu lugar na galeria dos grandes astro da música popular, faz falta sua personalidade, seu carisma e a irreverência desse cara que com apenas 51 anos se foi.
Para quem não sabe eu também já fui cantor brega, ele era meu gurú no brega , cantei suas músicas, ri de suas brincadeiras e chorei a sua irreparável perda tão precoce. Hábil , ao perder os contratos com as gravadoras, pulava para outras menores, mas não deixava de gravar novas músicas. No finzinho da carreira sucessos como "Eu preciso falar com você", um ano antes gravou "Porto Solidão" o sucesso de Jessé , lindo em ritmo de bolero. O mais incrível no trabalho de Adelino, era a sua originalidade. A sua voz tem uma marca registrada e por isso ele ganhou o título de "o cantor apaixonado do povão" Mas faço questão neste artigo de citar outras canções conhecidas do povo: "Traga passarinho", "Taxista" e o inesquecível clássico "Vou voltar pra São Luis". Falar de Adelino é sempre um prazer, pois dele guardo boas lembranças além das mais de 500 músicas gravadas .

3 comentários:

  1. Bela homenagem,Carlos.
    Ironicamente nossos românticos bregas, são simples, amados pelos fás, e de poucas amizades.
    SIMPLICIDADE, a humanindade,no geral, quer aparência, os simples não têm. Vivem com o coração. Graças à Deus.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Com certeza Naldilce,pra falar de amor tem que ser com o coração, não é com metáforas para demonstrar genialidade aos intelectualóides.A simplicidade afinal é a elegância verdadeira.
    Grato pelo seu excelente comentário

    ResponderExcluir
  3. Carlos, se possível gostaria que você me enviasse o seu e-mail, para trocarmos umas idéias, sobre o "mestre Adelino". Sou grande admirador de sua obra, e quase nada sei sobre sua vida e carreira; visto que a imprensa nunca lhe deu espaço, mesmo sendo um gênio da MPB. Ficarei honrado se vc. atender o meu apelo.

    ResponderExcluir