sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O patriarca do transporte de Sergipe


Ontem o empresário José Lauro Menezes Silva completou 75 anos de vida. Um existência devotada ao trabalho e ao desenvolvimento de Sergipe. Ele é o exemplo vivo de que sonhos podem virar realidade. Ontem por acaso, assisti ao pronunciamento do Pastor Virgílio , vice presidente nacional do PSC, no plenário da Assembléia Legislativa de Sergipe. Uma frase desse sábio pastor me chamou a atenção: "Deus não abençoa preguiçoso" Isso é a pura verdade, Deus ajuda a quem trabalha e José Lauro Menezes, desde a sua infância, foi fascinado pelo trabalho e um obstinado perseguidor de seus ideais. Tudo começou há pouco mais de cinquenta anos, quando o empresário Oviêdo Teixeira pai de sua esposa Gilza Teixeira, um inquieto investidor, teve a brilhante idéia de comprar três marinetes. Oviêdo queria que sua filha morasse em Aracaju e deixasse pra trás a vida bucólica que levava na Fazenda Maxixe, propriedade de Zeca Barbosa pai de Lauro Menezes. Em 24 de fevereiro de 1960 surgia a a Empresa Senhor do Bomfim. Lauro deixou vacas e bezerros de lado e abraçou a nova empreitada.
Lembro de minha infância em Frei Paulo, nos fins dos anos 60, quando os viajantes acordavam as 4 da manhã para embarcar com destino a Aracaju no "Caminhão do Leite" uma perigosissima aventura a que muitos ali se submetiam de forma gratuita. Agarrados em vasos de leite estudantes partiam para estudar no Colégio Agrícola. as vezes sob a chuva.Trilhando em alta velocidade as estradas piçarradas. Vidas foram ceifadas nesta aventura inglória. Em contrapartida era lindo ver adentrando a cidade os modernos ônibus da Bomfim , muito embora a modernidade não tenha dado fim ao risco do carro do leite. Lembro a primeira vez que andei de ônibus, com meu pai seguia para Carira. Sentei na primeira poltrona e me deliciava com o conforto mesmo naquelas empoeiradas estradas do sertão.
Foi o elevado tirocínio empresarial de José Lauro fator primordial para a modernização do transporte de passageiros em Sergipe , gradativamente apliando linhas, ligando a capital a diversas cidades do interior e posteriormente a outros estados. Isso numa época em que o transporte se resumia a bondes puxados por jumentos. Aos 75 anos , completados ontem, Lauro Menezes preserva o vigor e a energia dos grandes guerreiros, um exemplo a ser seguido pelas novas gerações de empreendedores. Lauro é um empresário cuja importância para o desenvolovimento de Sergipe é imensurável. Sua vida se confunde com trabalho , lealdade e a certeza do dever cumprido. Por isso está de parabéns. A Bomfim tornou-se uma empresa que é referencia para o Nordeste, sua frota possue os melhores ônibus, e o gerenciamento está sempre atento ao avanço tecnológico do setor , para atuar sempre na vanguarda. Esse é o objetivo de José Lauro perseguido com o mesmo entusiasmo de sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário