terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O Menino de Puxinanã


Um dia eu conheci pessoalmente o autor da música "Carcará", José Cândido da Silva. Ele morreu em 2008, deixando uma grande contribuição para a cultura brasileira. Natural de Santana do Ipanema, esse alagoano deixou sua terra ainda na adolescência vindo morar em Aracaju e alguns anos depois mudou-se para o Rio de Janeiro onde viveu 40 anos de sua vida. Outras canções do autor Uricuri, Pé do Lageiro, Apelo ao Vento, dentre tantas outras foram gravadas por grandes nomes de nossa MPB entre eles Caetano Veloso, Chico Buarque de Holanda , Luis Gonzaga, Nara Leão, Ton Jobim, Clara Nunes , Maria Betânia entre tantos outros.
Que a fama deste poeta cresceu a partir dos anos 50 , ninguém tenha dúvida. Seu estilo rico em arquétipos da vida sertaneja conquistou as rádios na voz de famosos . E eram xotes, marchinhas carnavalescas e tantos outros estilos que o autor incorporava à sua obra. Conhecido internacionalmente como compositor, mas pouco conhecido como romancista. Muito embora a mesma riqueza encontrada nas músicas estão nas crônicas do romance "O Querubim" obra que agora tenho às mãos e que foi presente de seu autor. São diálogos bem reais :
" O que aconteceu com você? Está estranha, você nunca foi assim. Parece que o mundo desabou sobre você!
Azar, muito azar você se lembra daquela conversa que tive contigo sobre um tal Roberto?
Sim claro!
Pois o tal Roberto é esse que você acabou de atender agora"
Liguagem simples e presente no nosso dia a dia mas quando o assunto é guerra cresce a tensão:
"Natália acompanhava, sistematicamente através dos jornais tudo que se relacionava com a Segunda Guerra Mundial A campanha, o desempenhos da Força Expedicionária Brasileira , os grupos, os respectivos comandantes, os ataques fracassados , os vitoriosos, A tomada de Monte Castelo, a ocupação de Montese e de Alexandria e finalmente o anúncio do fim da guerra mais precisamente em maio de 1945. Natália éra só euforia, alegria, contentamento. O anuncio do retorno da FEB ao Brasil, que seria nos meses de julho a outubro daquele mesmo ano. Ela comentava com os amigos a volta de seu amor, pai do seu filho. No entanto seu entusiasmo duraria pouco. Foi quando o comando da FEB anunciou as baixas ocorridas durante os combates no campo de batalha. Quatrocentos e cinquenta pracinhas haviam sido mortos e enterrados no cemitério de Pistóia, Itália."
Em 1977 o autor levado por forte emoção a mesma que o direcionou para a música, lançou sua autobiobrafia, através do Livro que também tem o mesmo título do cd musical que me presenteou "O Menino de Puxinanã"
José Cândido fez outras composições importantes , entre elas podemos citar "O Segredo do Sertanejo" também em parceria com João do Vale. O Menino de Puxananã é uma obra atual que conta de forma verdadeira a sua trajetória e o amor por Santana do Ipanema, Puxananã e Aracaju essa terra dadivosa que abrigou ainda menino o autor da música Carcará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário