quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

É NOME TUPI



"Aracaju é nome Tupi, Nenhegatun Tupiniquim" Ara cajueiro dos Papagaios, de Araras e terras de Serigy". Este lindos versos fazem parte da música do compositor sergipano Irmão. Há 2 décadas eu carregava debaixo do braço um violão sofrivel , porque naquela época eu não tocava quase nada e hoje vinte anos depois continuo a mesma coisa. Mas um dia na concha acústica da praça Tobias Barreto, após um grande show da dupla Irmão e Tonho Baixinho, fui até eles e pedi que me ensinassem a tocar a música "Nenhegatum" Irmão sem cerimonia , pegou o seu Ovation e mostrou os acordes lentamente como bom mestre. Com aquele jeitão humilde. Aprendi e jamais esqueci e sempre que pego no violão nos meus momentos de lazer canto essa música que é um épico da sergipanidade. Fiz amizade com ele, e cada dia que passava, nutria mais admiração pela figura maravilhosa, com voz calma e poética popular. Irmão trabalhava nos orgão culturais e sempre respirou cultura, mas é um dos mais consequentes dos artistas de sua geração . Detentor de uma obra que ficará para as futuras gerações. O seu perceiro Tonho Baixinho dispensa comentários, músico de quatro costados , adepto do movimento cultural aracajuano. A dupla Irmão e Tonho Baixinho fez centenas de apresentações nos anos 80, ousaram e gravaram seus discos. E para mim o que é mais importante é a originalidade desses artistas com belas canções com liguagem afro . São responsaveis por uma página na história de nossa música. Não esqueço do Teatro Atheneu lotado e a dupla acompanhada por uma banda, em sua melhor fase, arrancando muitos aplausos.

Mas o jeitão manso de Irmão , não nos sai da memória . Fiquei sabendo que ele passa por um momento dificil, com a saúde em frangalhos . Soube que organizaram inclusive um show beneficente com artistas da terra para arrecadar fundos para o seu tratamento. Fiquei comovido mas ao mesmo tempo perplexo, de assistir um artista do quilate de Irmão não ser acolhido pelo Estado. Tanto que ele contribuiu para nossa cultura, dedicando sua vida à arte. Tá na hora de reconhecer nossos valores enquanto estão vivos, e em tempo ajudar ao músico, ao poeta, neste momento tão dificil de sua vida. Uma questão de justiça para com nossos valores culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário