sábado, 28 de abril de 2012
O patriarca dos transportes
O empresário José Lauro Menezes Silva tem participação ativa na história de Frei Paulo. Com sua empresa que já atua no setor de transportes há mais de 50 anos, mudou a maneira de viajar dos sergipanos, em Frei Paulo não foi deferente. Uma existência devotada ao trabalho e ao desenvolvimento de Sergipe, assim foi a trajetória de José Lauro. Ele é o exemplo vivo de que sonhos podem virar realidade. Outro dia assisti a um pronunciamento do Pastor Virgílio, vice presidente nacional do PSC, no plenário da Assembléia Legislativa de Sergipe. Uma frase desse sábio pastor me chamou a atenção: "Deus não abençoa preguiçoso" Isso é a pura verdade, Deus ajuda a quem trabalha e José Lauro Menezes, desde a sua infância, foi um cidadão fascinado pelo trabalho e um obstinado perseguidor de seus ideais.
Tudo começou há pouco mais de cinqüenta anos, quando o empresário Oviêdo Teixeira pai de sua esposa Gilza Teixeira, um inquieto investidor, teve a brilhante idéia de comprar três marinetes. Oviêdo queria que sua filha morasse em Aracaju e deixasse pra trás a vida bucólica que levava na Fazenda Maxixe em Riachuelo, propriedade de Zeca Barbosa pai de Lauro Menezes. Em 24 de fevereiro de 1960 surgia a Empresa Senhor do Bomfim. Lauro nunca abandonou sua atividade agropecuária. Mas dedicou-se de corpo e alma ao novo negócio.
Mas foi com muito entusiasmo que abraçou a nova empreitada. Em pouco tempo realizou um panorama de investimentos que projetou a empresa para o futuro e esta cresceu, gerou muitos empregos e facilitou a vida de muita gente, tornando-se um marco do desenvolvimento e do progresso de Sergipe.
Lembro de minha infância em Frei Paulo, nos fins dos anos 60, quando os viajantes acordavam às 4 horas da manhã para embarcar com destino a Aracaju no "Caminhão do Leite" uma perigosíssima aventura a que muitos ali se submetiam. Era uma viagem gratuita, mas muito perigosa. Agarrados em vasos de leite, estudantes partiam para estudar no Colégio Agrícola Beijamim Constant, às vezes sob forte chuva. Trilhando em alta velocidade as estradas de piçarra do sertão. Quantas vidas foram ceifadas nesta aventura inglória?
Em contrapartida, era gratificante ver adentrando a nossa querida cidade, os modernos ônibus da Bomfim, muito embora a modernidade não tenha dado fim ao risco do carro do leite. Lembro a primeira vez que andei de ônibus, foi com meu pai, fomos para Carira visitar nossos parentes, minha tia Esmeralda, meu tio Ciro e meu avô paterno Totonho Pacífico.
Sentei na primeira poltrona e me deliciava com o conforto. Com a belíssima paisagem que parecia um filme passado na janela do ônibus. Mesmo naquelas empoeiradas estradas, era uma viagem segura e confortável, naquele tempo ainda não havia asfalto.
Foi o elevado tirocínio empresarial de José Lauro fator primordial para a modernização do transporte de passageiros em Sergipe, gradativamente ele foi ampliando linhas, ligando a capital a diversas cidades do interior e posteriormente a outros estados do Nordeste.
Isso numa época em que o transporte se resumia a carroças puxadas por jumentos. E os desconfortáveis e perigosos caminhões pau de arara.
Lauro Menezes preserva o vigor e a energia dos grandes guerreiros, um exemplo a ser seguido pelas novas gerações de empreendedores. Lauro da Bomfim é um empresário cuja importância para o desenvolvimento de Sergipe é imensurável.
Pode-se dizer sem medo que sua vida se confunde com trabalho, honestidade e coragem. Um empresário que muito tem contribuido para o desenvolvimento econômico de Sergipe.
A Bomfim tornou-se uma empresa que é referencia para o Nordeste, sua frota possui os melhores ônibus, e o gerenciamento está sempre atento ao avanço tecnológico do setor de transportes, agregando valores e investindo em tecnologia. Outra característica marcante de sua atuação empresarial é o investimento no ser humano, segundo o próprio empresário, o maior patrimônio da empresa. A Bomfim para atuar sempre na vanguarda não poupa investimentos nos seus funcionários. Esse sempre foi o nobre objetivo de José Lauro perseguido com o mesmo entusiasmo de sempre.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário